sábado, 21 de julho de 2012

COMO INSTALAR CERCA ELÉTRICA, COM DICAS E MACETES

Nesta instalação usaremos os seguintes equipamentos, para uma cerca de 70 metros

1 central de choque de 8 mil v, com alarme e terra eletrônico
1 peça de cabo de alta tensão
1 sirene simples
1 batéria 12 v
1 rolo de fio aço inox com 300 metros 0,60
24 hastes de 4 isoladores tipo estrela
14 placas de advertência

Antes de tudo, observe se a altura do muro onde irá instalar a cerca elétrica tem 2,10 mts. Em uma residencia, seu terreno medi 70 mts, faremos o seguinte calculo, dividimos 70/3= 23,3333 esse resultado será o numero de hastes que iremos usar na casa, por padrão não pode passar de 3metros de distância de uma haste pra outra, mas se acha que acada 2 metros séria melhor, você ira dividir 70/2= 35 hastes fica a sua escolha, observe a estética, com as hastes já fixas com buchas ou chumbadas no muro, passaremos o fio de aço inox, marque um ponto a onde você ira começar a esticar os  fios, esse ponto será proximo da central de choque, assim você evita de gasto desnecessários de cabo de alta tensão, passe o fio um por um isolador,  dando duas voltas sobre o isolador e esticando o fio para próxima haste, seguindo essa sequência, na ultima haste você irá subir o fio para o isolador de cima da mesma haste, voltando a esticar e enrolando o fio sempre seguindo a sequencia, até o   ultimo isolador, esse isolador será na mesma haste onde você começou a esticar os fios, deixe um pedaço de 5cm em cima e em baixo onde será a entrada e a saída de alta tensão, onde a mesma se deverá ser interligadas na central por dois cabos de alta tensão.

veja:


Como já foi escrito, veja na figura onde você irá prender os cabos de alta isolação,  um será a saída e outro a entrada de alta tensão, vindo da central de choque. Se houver um corte no circuito seja por qualquer motivo a central de choque logo irá alarmar, alguns eletrificadores demoram um pouco para alarma, verifique a sensibilidade da central de choque, algumas tem um botão de ajuste, para aumentar ou diminuir.

Obs. As placas de advertência da imagem, são de plásticos se for colocar de alumínio será fixada nas hastes, as hastes de alumínio não poderão tocar nos filamentos, para quê não interfiram no circuito da cerca.

A instalação da maquina de choque, fixar com bucha em local protegido do alcance de crianças, para montar, vamos começar pelas entradas e saídas de alta tensão, prenda os dois cabos de alta tensão vindo da cerca na central de choque.

Veja:


Conecte os fios da sirene na central de choque, sempre observando, o fio vermelho è o positivo, e o preto é o negativo, pode aparecer na central de choque dessa forma, SIR + e SIR - .Quando a arquitetura da central de choque não tiver o  SIR -, use o negativo da entrada auxiliar 12v.

O aterramento, você tem 2 opções:

1º Aterramento virtual
Algumas centrais de choques já vem com aterramento eletrônico, pergunte ao vendedor ou consulte o manual do fabricante.

2º Aterramento com barra de cobre  
Interligue o TR da central de choque com a barra de aterramento fixada ao solo, usando um cabo de aterramento da cor verde ou azul.

Veja:

Entrada auxiliar 12 v, serve para instalar discadoras e outros acessórios.

Entradas para sensores

ver instalando sensores de presença e sensores de portas

BATERIA 12v

instale a bateria na central de choque, interligando, + da central, com positivo da bateria, e o -negativo da central de choque com negativo bateria, na central de choque, estará escrito assim, (BAT +), BAT- .

Ligue a central na REDE ELÉTRICA, algumas centrais de choques vem dessas formas, AC, AC e outras, 0 - 110 - 220, o zero é o NEUTRO, o 110 é o FAZE, observe que o 220 também é FAZE, mas as vezes não vem identificando dessa forma, então Lé-ia o manual com atenção, cuidado para não inverter as fazes, FAÇA O PROCEDIMENTO CORRETO! veja, sua rede loca.

OBS: 

SE VOCÊ NÃO TIVER CONHECIMENTOS EM ELETRICIDADE, CONTRATE ALGUÉM PARA FAZER ESSE SERVIÇO!  

Feito todas as ligações é só codificar o controle, aperte o botão prog ao mesmo tempo que aperta o botão do controle, até dar um alarme ou pisca um led ao lado do botão prog, esse processo leva em média de 2 a 4 segundos, teste o controle, ligue e desligue, se ocorre tudo bem, sua cerca esta funcionando corretamente.
Se quiser verificar a tensão no filamento da cerca, compre um medidor de tensão de cerca elétrica.

VISÃO GERAL DESSA INSTALAÇÃO



MANUAL DA CENTRAL DE CHOQUE

QUALQUER DÚVIDA SEMPRE TENHA EM MÃOS O MANUAL DE INSTALAÇÃO DO FABRICANTE!


Se esse assunto foi útil deixe um comentário!











































































































































































































































































































8 comentários:

  1. Muito prático e esclarecedor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. muito bom tirei todas as minha duvidas valewwwwwwww

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado,

    É de pessoas assim que o mundo precisa. Irei comprar agora a cerca eletrica e instalar para mim e meus vizinhos, sua dica foram muito importantes.

    Att, Giovano da Cruz Balestra.

    ResponderExcluir
  5. muito bom mesmo, vendo as outras instaladas imaginava que era assim mesmo, mesmo assim me ajudou muito tenho segurança para fazer certinho agora, Obrigado

    ResponderExcluir
  6. muito bom com essas explicassoes consegui montar minha própria cerca

    ResponderExcluir
  7. parabens pelas dicas abraço adriano.

    E a questão de preço como e feito?? o orçamento

    ResponderExcluir
  8. Nivaldo cordeiro
    Ótimo! Tirei minhas dúvidas.
    Grato

    ResponderExcluir